No seguimento do encontro de 14 de outubro de 2020 entre o Senhor Embaixador e o responsável pela Secção Consular, os Representantes Especiais e a Comunidade portuguesa na Costa do Marfim, a Embaixada de Portugal em Dakar reitera que está a acompanhar – atentamente e em concertação com a Delegação da União Europeia e as Embaixadas da UE em Abidjan – o evoluir da situação no país, encontrando-se ao serviço de todos os nossos concidadãos. A nossa querida Comunidade na Costa do Marfim pode, e poderá sempre, contar com esta Embaixada. 

Recomendamos que todos os portugueses na Costa do Marfim realizem, ou atualizem, a sua inscrição consular em https://www.dakar.embaixadaportugal.mne.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral . Este passo é fundamental para melhor, e atempadamente, vos garantir a adequada proteção consular.

Reiteramos, igualmente, o apelo que para que permaneçam sempre em contacto com a vossa Embaixada via nossos FB e website oficiais.

No sentido de aproximar ainda mais os serviços consulares das nossas queridas Comunidades na Costa do Marfim, criámos, em complemento às valências já disponíveis, um pioneiro serviço de teleatendimento consular (TAC). Mais informações em https://www.dakar.embaixadaportugal.mne.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral .

Para efeitos de proteção consular, relembramos a existência e importância dos seguintes instrumentos concretos:  

1. Proteção consular da União Europeia:

https://ec.europa.eu/consularprotection/home_pt-pt

https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/live_work_travel_in_the_eu/consumers/documents/eujus15a-1818-i01_-_campaign_on_consular_protection_a4_accessibility_pt_v04.pdf

2.  Gabinete de Emergência Consularhttps://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-emergencia-consular-gec

O Gabinete de Emergência Consular (GEC) visa a prestação de apoio consular, em situações de emergência, aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro, encontrando-se disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, devendo apenas ser contactado em situações de emergência, como acidentes graves, desaparecimentos súbitos, catástrofes naturais ou perturbações da ordem pública ocorridas com cidadãos nacionais.

Contactos de emergência (atendimento 24 horas)

Contacto telefónico:  + 351 217 929 714 | + 351 961 706 472

Endereço de correio eletrónico: gec@mne.pt

3. Representantes Especiais na Costa do Marfim da Embaixada de Portugal em Dakar:

https://www.dakar.embaixadaportugal.mne.pt/pt/a-embaixada/noticias/estamostodosjuntos-%F0%9F%87%B5%F0%9F%87%B9-%F0%9F%87%A7%F0%9F%87%AB-%F0%9F%87%A8%F0%9F%87%AE-%F0%9F%87%AC%F0%9F%87%B2-%F0%9F%87%AC%F0%9F%87%B3-%F0%9F%87%B1%F0%9F%87%B7-%F0%9F%87%B8%F0%9F%87%B3-%F0%9F%87%B8%F0%9F%87%B1

 Prosseguimos atentos, em contacto, e sempre ao vosso dispor.

#estamostodosjuntos
🇵🇹 🇧🇫 🇨🇮 🇬🇲 🇬🇳 🇱🇷 🇸🇳 🇸🇱

  • Partilhe