Embaixador em Dakar nomeado Embaixador Alumni da Universidade de Coimbra

O Embaixador de Portugal em Dakar, Vítor Sereno, foi distinguido, pela sua Alma Mater, como Embaixador Alumni da Universidade de Coimbra

Mais notíciasNotícias

No seguimento do encontro de 14 de outubro de 2020 entre o Senhor Embaixador e o responsável pela Secção Consular, os Representantes Especiais e a Comunidade portuguesa na Costa do Marfim, a Embaixada de Portugal em Dakar reitera que está a acompanhar – atentamente e em concertação com a Delegação da União Europeia e as Embaixadas da UE em Abidjan – o evoluir da situação no país, encontrando-se ao serviço de todos os nossos concidadãos. A nossa querida Comunidade na Costa do Marfim pode, e poderá sempre, contar com esta Embaixada. 

Recomendamos que todos os portugueses na Costa do Marfim realizem, ou atualizem, a sua inscrição consular em https://www.dakar.embaixadaportugal.mne.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral . Este passo é fundamental para melhor, e atempadamente, vos garantir a adequada proteção consular.

Reiteramos, igualmente, o apelo que para que permaneçam sempre em contacto com a vossa Embaixada via nossos FB e website oficiais.

No sentido de aproximar ainda mais os serviços consulares das nossas queridas Comunidades na Costa do Marfim, criámos, em complemento às valências já disponíveis, um pioneiro serviço de teleatendimento consular (TAC). Mais informações em https://www.dakar.embaixadaportugal.mne.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral .

Para efeitos de proteção consular, relembramos a existência e importância dos seguintes instrumentos concretos:  

1. Proteção consular da União Europeia:

https://ec.europa.eu/consularprotection/home_pt-pt

https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/live_work_travel_in_the_eu/consumers/documents/eujus15a-1818-i01_-_campaign_on_consular_protection_a4_accessibility_pt_v04.pdf

2.  Gabinete de Emergência Consularhttps://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-emergencia-consular-gec

O Gabinete de Emergência Consular (GEC) visa a prestação de apoio consular, em situações de emergência, aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro, encontrando-se disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, devendo apenas ser contactado em situações de emergência, como acidentes graves, desaparecimentos súbitos, catástrofes naturais ou perturbações da ordem pública ocorridas com cidadãos nacionais.

Contactos de emergência (atendimento 24 horas)

Contacto telefónico:  + 351 217 929 714 | + 351 961 706 472

Endereço de correio eletrónico: gec@mne.pt

3. Representantes Especiais na Costa do Marfim da Embaixada de Portugal em Dakar:

https://www.dakar.embaixadaportugal.mne.pt/pt/a-embaixada/noticias/estamostodosjuntos-%F0%9F%87%B5%F0%9F%87%B9-%F0%9F%87%A7%F0%9F%87%AB-%F0%9F%87%A8%F0%9F%87%AE-%F0%9F%87%AC%F0%9F%87%B2-%F0%9F%87%AC%F0%9F%87%B3-%F0%9F%87%B1%F0%9F%87%B7-%F0%9F%87%B8%F0%9F%87%B3-%F0%9F%87%B8%F0%9F%87%B1

 Prosseguimos atentos, em contacto, e sempre ao vosso dispor.

#estamostodosjuntos
🇵🇹 🇧🇫 🇨🇮 🇬🇲 🇬🇳 🇱🇷 🇸🇳 🇸🇱

O PNAID tem como linhas de ação: reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes; apoiar o investimento da Diáspora em Portugal; contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior e para o seu desenvolvimento económico; fazer das comunidades portuguesas um fator de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia portuguesa.

Foi publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros n.º 64/2020 (https://dre.pt/application/file/a/140431256), que aprova o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID).

Este programa procura valorizar as comunidades portuguesas enquanto ativo estratégico para Portugal em dimensões como a atração de investimento e internacionalização da economia, bem como promover a coesão territorial, fulcral para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável do país. Para mais informações consulte AQUI.

Contactos

Avenue des Ambassadeurs,
Impasse Ambassade du Portugal,
Edifice Venus, 1ᵉʳ étage
Fann Résidence
B.P. 281 Dakar
Senegal

+221 338 592 660 (Geral)
+221 338 606 006 Visas/VFS (Vistos)
dakar@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

unnamed

Botão Conferência Oceanos

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático